domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tema 5 - E agora?... Agora vou por aqui!

Criando, tecendo, elaborando...
...as minhas considerações finais!


Antes de começar a expor as minhas considerações finais fiz uma pesquisa net sobre avaliação de alunos em e-Learning...surgiu-me esta apresentação no Youtube que problematiza considerações muito interessantes sobre como os alunos avaliar em e-Learning, sempre tendo em conta a gestão do curso e a qualidade deste. São aqui enunciadas algumas das múltiplas formas de criar e de desenvolver actividades online. Deixo aqui a apresentação e partilho-a convosco...achei-a muito pertinente!

"Assessment is the key to everything else."
(Dr. Bock, Indiana University, Youtube)


Em termos de e-Learning a criação de actividades e de estratégias que motivem e que sejam um reflexo real e concreto do sucesso deste tipo de ensino, bem como da sua qualidade e da sua avaliação, são fruto de uma pesquisa e de um trabalho contínuo e rigoroso.

O papel do e-professor, as actividades criadas e as formas/modalidades de avaliar online procuram convergir num sentido que permita a quem procura instrução a obtenha com o máximo rigor e autenticidade. Ao terminar a licenciatura pensei formar-me no ensino e optei por fazer o estágio integrado, quando me foi entregue uma turma e as minhas orientadoras de estágio, uma das coisas que me lembro dizer em voz alta foi: “Agora é que é!” Tinha imensas perguntas…, mas passo a passo, com critérios para isto e critérios para aquilo, as “gavetas” foram ficando “mais ou menos” organizadas e, verdade seja dita, a experiência também tem ajudado e muito!

No que se refere ao ensino online e à experiência com a Universidade Aberta está a ser uma autêntica descoberta, um experiência fantástica e assombradora (!) … em primeiro lugar aventurei-me ao tirar um mestrado num tipo de ensino que para mim era totalmente desconhecido, mas que acreditava e acredito ser uma mais-valia e uma verdadeira revolução em termos educativos … acho mesmo que o futuro do ensino passa por esta vertente … e a cada post que coloco, a cada actividade em que participo, a cada artigo que escrevo, a cada partilha, a cada momento sinto que é extremamente estimulante e motivador … implica uma presença real e efectivamente “presencial”, além de uma progressiva sede de experimentar, aprender, saber e acima de tudo conhecer!

Ao pensar em “Concepção e Avaliação em e-Learning” não posso deixar de reflectir sobre o quanto é importante formar, ensinar e em simultâneo motivar para novos horizontes para que possamos trilhar um sentido de aprendizagem eterna com uma avaliação/metodologia de avaliação actualizada, reajustada, e possuidora de um elevado teor clareza e de objectividade…este é o meu maior desejo! Avaliar sabendo e avaliando o que faço, pensando, lendo, construindo e partilhando a “minha, a nossa, e a vossa” avaliação!

Quero agradecer aos professores, mais concretamente à professora Lúcia Amante, ao grupo, aos colegas por toda a partilha, por todo o enriquecer e pela envolvência que usufruímos ao longo desta unidade curricular.
Sinto-me não completa, mas muito curiosa e com mais vontade ainda de explorar. Muito obrigada!
Marina

1 comentário:

  1. Olá, Marina.

    Obrigado pela partilha e reflexão sobre esta temática importante na abordagem da avaliação em contexto de e-learning.
    Bom trabalho!

    ResponderEliminar